Postado por Edna Liz Prigol
A Aula expositiva dialogada é uma das estratégias mais usadas pelos docentes no ensino superior, pois permite a mediação dos conteúdos de forma mais rápida. Faz-se necessário repensar no encaminhamento deste procedimento, tornando a aula expositiva um recurso que possibilite uma aprendizagem significativa nos alunos. Para isso o professor deve estimular a participação, o interesse, envolvendo os alunos durante a aula. Existe alguns procedimentos que ajudam o professor melhorar sua prática docente.
ESTIMULANDO OS ALUNOS
· Inicie sua aula utilizando recursos diversos que estejam diretamente ligados ao tema ou conteúdo a ser ministrado. Sugestões: uma estória, uma reportagem, uma imagem, um dado estatístico, um vídeo, entre outros.
· Crie uma problematização ou um case que deverá ser resolvido ao final da aula.
· Faça questionamentos ou defina uma pergunta que deverá ser respondida no término da aula.
· Escreva no quadro uma frase que sintetize o conteúdo a ser ministrado, ao final da aula leia com os alunos e estimule-os a criarem suas próprias sínteses.
Contribuindo para a apropriação dos conteúdos
· É necessário trabalhar em sala de aula utilizando os diversos estilos de aprendizagem: visual, auditiva e sinestésica.
· Utilize o quadro para fazer esquemas, colocar palavras-chave, criar títulos e subtítulos.
· Use exemplos da prática social
· Empregue analogias
· Faça comparações
· Apoio audiovisual: data-shows, transparências, imagens, vídeos, músicas.
· Atividades práticas, experiências, demonstrações.
Consulte o site do INAp (Instituto de Neurolingüística Aplicada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário